domingo, 27 de março de 2011

Uma amiga me enviou essa mensagem, achei linda!!! Resolvi compartilha-lá com vocês...

Faça o seu melhor. Dê o que de mais precioso você cultivar no seu coração. Ofereça mais, ainda que aparentemente ninguém olhe, ninguém reconheça. Pois, esteja certa de que alguém, em algum lugar, está vendo a sua essência. É assim no trabalho, no amor, na fé, nas relações... enfim na vida!

Então gente, faça. Mesmo que vocês achem que ninguém esteja olhando... Faça sempre o bem...Dê o melhor de si.... 





sexta-feira, 18 de março de 2011

Pense...

Vamos passar pra frente esse protesto !!!!

"Quem compra drogas patrocina a violência"

O alcoolismo, uma doença que mata... Direta e indiretamente...

O alcoolismo é responsável diretamente pela morte de milhares de pessoas no mundo, tornando-se um problema de extrema preocupação não somente para o consumidor, como também para sua família e indiretamente a sociedade. Portanto é de suma importância relatar a prevalência de consumo alcoólico no contexto onde vivemos.

Noventa por cento das pessoas nas sociedades ocidentais consomem bebidas alcoolistas em algum momento durante suas vidas. O consumo de álcool pode contribuir imensamente para problemas interpessoais e também relacionados ao trabalho, mesmo em pessoas que não preencham os critérios para abuso ou a dependência do mesmo.
A idade de pico de inicio de problemas com álcool suficientemente severos para levarem a um diagnostico de dependência de álcool é provavelmente a década dos 20 anos até aproximadamente os 40 anos de idade.
Diferenças relacionadas à idade são encontradas no padrão de problemas relacionados ao álcool. Como ocorre com quase todos os transtornos psiquiátricos e médicos, quanto mais precoce do alcoolismo, maior é a chance de o transtorno ser severo e que outro transtorno psiquiátrico tenha existido antes. Portanto, quando a dependência de álcool é observada na adolescência, a pessoa provavelmente tem um outro problema, geralmente transtorno de personalidade anti-social. Neste caso, os problemas relacionados ao álcool tendem a estar associados com dificuldades severas com drogas com problemas anti-sociais na escola, com a família ou com companheiros que ocorreram antes do inicio da dependência de álcool.
De acordo com Sadock e Sadock (2007):         
Em torno de 10% das mulheres e 20% dos homens satisfazem os critérios diagnósticos p’ara abuso de álcool durante algum ponto de suas vidas, e de 3 a 5 % delas e 10 % deles preenchem os critérios para o diagnostico mais sérios de dependência de álcool durante suas vidas. Cerca de 200 mil mortes por ano estão diretamente relacionadas ao abuso de álcool. As causas e morte comuns entre pessoas com transtornos relacionados ao álcool são suicídio, doenças cardíacas e hepáticas. Motoristas embriagados estão envolvidos e 50% de todas as mortes por acidentes de trânsito, e essa porcentagem aumenta para 75% quando se consideram apenas os que ocorrem na madrugada.

O uso e os transtornos relacionados ao álcool também estão associados a 50% de todos os homicídios e a 25 % de todos os suicídios. O abuso reduz a expectativa de vida em 10 anos. Estudos revelam que em relação ao uso de substancias, o álcool é a primeira causa de mortes.

Centro Integrado de Saúde Mental Emmanuel

      
    Na minha cidade Itumbiara - Goiás contamos com uma unidade do CAPS, o CISME. É  uma instiuição séria e com uma equipe muito bem estruturada, que é composta por diversos profissionais. Assim segue na postagem abaixo um breve resumo desta instituição, assim como todo seu funcionamento e organização.

O CAPS/CISME de Itumbiara-GO

CISME - Centro Integrado de Saúde Mental Emmanuel, CAPS da cidade de Itumbiara-Goiás, encontra-se em funcionamento desde fevereiro de 1996. A instituição atende pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comportamento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas como o álcool.
            Seu horário de funcionamento ocorre de segunda-feira a sexta – feira, no período das 07h00min às 17h00min.
            O CAPS/CISME conta com uma equipe técnica muito bem estruturada a qual é composta por profissionais multidisciplinares e interdisciplinares das seguintes áreas: Psiquiatria, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Arteterapia, Odontologia, Farmacêutica, Pedagogo, Educador Físico, os quais são capazes de atender às necessidades de todos os usuários
            A instituição realiza atividades como, oficinas terapêuticas, grupo de terapia ocupacional, atendimentos de psicoterapia grupal e individual, consultas médicas psiquiátricas, tratamento medicamentoso com princípios psicoativos ou psicofármacos. Havendo necessidade, encaminhamento para consultas clínicas e odontológicas, visitas domiciliares realizado por um profissional do CAPS, desintoxicação ambulatorial destinado ao tratamento do uso abusivo do álcool e outras ações e intervenções que ostentem importância para cada paciente.
            Acontece na instituição atendimento destinado às famílias dos usuários do serviço. São grupos de apoio à familiares de portadores de transtorno mental que ocorre todas às segundas feiras, das 14h 00min ás 15h 00min horas. E também, reuniões com os familiares dos dependentes, que ocorre todas às terças-feiras, das 09h 00min às 11h 00min horas.
            Atualmente, a unidade possui uma estrutura importante para o desenvolvimento do trabalho prestado. O recurso físico contém consultórios para atendimentos individuais, como consultas, entrevistas e terapias, diversas salas para atividades grupais e realização das oficinas terapêuticas, como também área externa para realização das mesmas, recreação e esportes, ambiente de interação, um refeitório, o qual tem capacidade suficiente para atender a demanda, conforme o tempo de permanência de cada paciente. Sanitários devidamente separados determinando sexo.
            Semanalmente, ocorre uma reunião para avaliar a qualidade do atendimento e serviços prestados, tanto do ponto de vista administrativo como clínico. Nas reuniões, todos os integrantes da equipe técnica participam, debatendo os casos mais novos e aqueles que necessitam de urgência no atendimento.
            Como já foi mencionado anteriormente na estrutura física do CAPS/CISME existem diversas salas devidamente separadas para realização de cada trabalho, onde acontecem as oficinas, as quais são especificas a cada usuário de acordo com o seu plano terapêutico, o qual começa a ser definido durante o acolhimento, de acordo com as aptidões do usuário e opiniões da equipe técnica.
As oficinas são de imensa importância durante o tratamento dos pacientes, principalmente na recuperação e reabilitação do doente alcoólico, pois elas trabalham com o propósito de acolhê-lo com toda a sua diversidade e auxiliar na procura de dar novos sentidos para a sua vida, proporcionando atividades coletivas que possam ampliar seus potenciais de convívio interpessoal. Viabilizando sempre a reinserção social, recuperando-os como cidadãos proporcionando oportunidades de criação de novas possibilidades de reinvenção do cotidiano sem o uso de álcool.
Portanto, para trabalhar os aspectos saudáveis desses pacientes são ministradas oficinas coordenadas especificamente por um profissional preparado em cada uma delas. Dentre elas são realizados trabalhos como:
·         Oficina de geração de renda, participando de oficinas artesanais, onde aprendem a fazer bijuterias, crochê, esculturas e objetos com jornais. Posteriormente os trabalhos são expostos na recepção do CAPS/CISME e vendidos conforme a demanda.
·         Oficina de rede social, que tem como principal objetivo, integrar os pacientes entre si e com a comunidade, pensando na circulação social, 'tecendo redes' com outros serviços, pessoas e comunidade.
·         Oficina de hortaliças, onde são cultivadas plantas nutritivas para o consumo dos próprios pacientes do CAPS/CISME. 
·         Oficina o corpo fala, a qual tem como objetivo trabalhar os movimentos e habilidades motoras dos pacientes, trabalhando uma maneira não verbal de comunicação.
·         Oficina do esporte, lá são realizados exercícios corporais de movimentos e alongamentos. Assim como, caminhadas, futebol, queimada, gincanas e outros.
·         Oficina de marcenaria, são confeccionadas caixas de bijuterias, guarda utensílios, porta chaves, quadros, bandejas e diversos objetos que podem ser construídos com madeiras.
·         Oficina de Alfabetização, coordenada por uma psicopedagoga, alguns pacientes que não foram alfabetizados estão aprendendo a ler e escrever.
·         Oficina de Beleza tem como objetivo chamar ensinar alguns princípios de aparência e higiene, que, em alguns casos, ficam comprometidos após o adoecimento. Nela, os pacientes são alertados da necessidade de usar roupas limpas, manter as unhas e barbas cortadas e limpas.
            Cabe acrescentar que algumas atividades são também realizadas fora da estrutura física do CAPS/CISME, por exemplo, quando convidados participam de alguns eventos culturais, possuem passe livre e gratuito para assistirem aos filmes no cinema do shopping local, como também passeios e usufrutos do clube SESI da cidade.
            Deste modo a instituição trabalha para desenvolver o bem-estar do paciente, além de proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida através do desenvolvimento de hábitos saudáveis, dirigindo para valorização do próprio esforço e a segurança de conhecer-se capaz de executar qualquer tarefa sem a necessidade de qualquer estímulo químico.
A reforma psiquiátrica é uma proposta de respeito, humanização e principalmente de mudança de atitude em relação ao usuário, portador de direitos e merecedor de cidadania. 

quinta-feira, 17 de março de 2011

Reflexão...

“Se você encontrar uma porta a sua frente,
poderá abri-la ou não.
Se você abrir a porta,
poderá ou não, entrar em uma nova sala.
Para entrar,
você terá que vencer a dúvida,
o titubeio ou medo.”
Içami Tiba.

A Modernização do Tratamento de Pessoas com Sofrimentos Psíquicos


         Até poucos anos atrás, a condição psiquiátrica do Brasil era muito dramática, houve um tempo em que acreditava-se que único meio de tratar o indivíduo em sofrimento psíquico era retirá-lo do convívio com a família, do trabalho e da sociedade, isolando-o em instituições distantes, de difícil acesso e com tratamentos longos e agressivos, em geral de maneira autoritária, pois as decisões estavam centralizadas somente das mãos do médico. Mas tal fato vem mudando cada vez mais, pois a Organização Mundial de Saúde vem buscando melhorias nos setores que envolvem a saúde mental, ambicionando modelos de serviços de saúde mental integrado, voltado para a prevenção e centrado na participação ativa da comunidade.
       Os CAPS representam a solidificação da modernidade do tratamento psiquiátrico preventivo. Portanto surge dessa idéia a busca pela melhoria mental envolvendo aspectos psíquicos e de substancias tóxicas.
        Existem diversos tipos de CAPS no país. Estas estruturas variam de acordo com a demanda, ou seja, se os usuários são em grande parte crianças e adolescentes, dependentes de álcool e outras drogas ou vitimas de transtornos psíquicos e neuroses graves. Também é diferenciada pela estrutura física, quantidade e especialização de profissionais e o foco das atividades terapêuticas. 
              Podemos diferenciar as estruturas dos CAPS da seguinte maneira: 
CAPS I e CAPS II: são CAPS para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes. 

CAPS III: são CAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes. 

CAPSi: CAPS para infância e adolescência, para atendimento diário a crianças e adolescentes com transtornos mentais. 

CAPSad: CAPS para usuários de álcool e drogas, para atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Loucuras, mentes, razões, insanidades, pensamentos, amor, amores, paixões, motivos? ...Complicados de entender !?!? ...


Existe sempre algo de loucura no amor, mas sempre existe alguma razão na loucura. (Nietzsche)


Será...
Tire suas mãos de mim!
Eu não pertenço a você.
Não é me dominando assim
Que você vai me entender.
Eu posso estar sozinho,
Mas eu sei muito bem aonde estou.
Você pode até duvidar.
Acho que isso não é amor.
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?
Nos perderemos entre monstros
Da nossa própria criação.
Serão noites inteiras,
Talvez por medo da escuridão.
Ficaremos acordados
Imaginando alguma solução.
Prá que esse nosso egoísmo?
Não destrua nosso coração.
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?
Brigar prá quê se é sem querer?
Quem é que vai nos proteger?
Será que vamos ter que responder
Pelos erros a mais, eu e você?

CAPS - Centro de Atenção Psicossocial

Vale salientar que qualquer tipo de trabalho ou pesquisa em relação ao mundo do álcool e das drogas são de suma importância para todos nós.



Portanto os serviços CAPS são instituições que merecem destaque, assim sinto me na responsabilidade de enaltecer a influência desse serviço público que é de qualidade, servindo de centro de reabilitação para todos os tipos de transtornos e dependências químicas, estabelecendo apenas uma única e eficiente rede de assistência ao doente, reduzindo o custo de manutenção perante o governo, a burocracia, visando unicamente à promoção plena de saúde e bem estar do paciente.

A Evolução do Tratamento da Dependência Química

Então, resolvi começar a postar os meus conhecimentos a cerca do que é dependência do álcool, mas antes de qualquer "introdução", não posso deixar de falar sobre as instituições CAPS - Centro de Atenção Psicossocial , as quais só foram implantadas no nosso meio para proporcionar a felicidade e bem estar das pessoas e familiares que necessitam de seus diversos serviços...  

Até poucos anos atrás, a condição psiquiátrica do Brasil era muito dramática, mas tal fato vem mudando cada vez mais, pois a Organização Mundial de Saúde vem buscando melhorias nos setores que envolvem a saúde mental, ambicionando modelos de serviços de saúde mental integrado, voltado para a prevenção e centrado na participação ativa da comunidade.
Os CAPS representam a solidificação da modernidade do tratamento psiquiátrico preventivo. Portanto surge dessa idéia a busca pela melhoria mental envolvendo aspectos psíquicos e de substancias tóxicas.
Existe alguns tipos de CAPS, os quais oferecem assistência ambulatorial em saúde mental para pacientes com transtornos mentais, psicoses e neuroses, como também promover a reabilitação de indivíduos com dependência psicoativas do álcool e outras drogas.
O álcool é uma droga facilmente adquirida e aceita normalmente pela sociedade, portanto tal facilidade de adição aumenta e muito o índice de crianças, jovens e adultos tornarem-se um dependente do álcool.

A história do consumo de álcool etílico se confunde com a história da humanidade, onde a mesma utiliza-se da fermentação de alguns frutos e plantas para obter esta substância psicoativa com diversos fins, tais como apenas de encontros casuais quanto de orgias e seitas religiosas.
O álcool é uma substância psicotrópica, aceita e usada por grande parte da população sem causar grandes problemas, porém, para uma parcela aproximadamente de 10% da população, o seu consumo acarreta graves complicações, tais como Patologias, Crimes, Acidentes, Suicídios, Destruição Familiar e Pessoal.
O alcoolismo constitui-se atualmente como um grave problema de saúde pública mundial podendo afetar todos os segmentos culturais e etários da sociedade, o qual ocasiona grandes prejuízos no contexto familiar, social e principalmente pessoal.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Meu Resumo

Olá, este é o resumo da minha Monogs...



RESUMO: O objetivo dessa pesquisa é explicitar com clareza o contexto em que o CAPS/ CISME de Itumbiara-Goiás se encontra nos dias atuais e sua respectiva abordagem no que se refere ao tratamento do dependente químico do álcool. Neste trabalho dados históricos, estatísticos e biográficos são levantados e classificados gerando um senso comum a cerca do uso nocivo do álcool e sua repercussão no organismo e principalmente na vida familiar. Teve como metodologia uma abordagem detalhada sobre os processos e tratamentos terapêuticos desde a reforma psiquiátrica até os dias atuais, ressaltando fatos importantes sobre o alcoolismo. A amostra foi concluída com 12 alcoolistas em recuperação. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado. Os resultados mostram que os alcoolistas se reconheceram doentes quando se encontravam dependentes em fase de degradação da saúde e buscaram tratamento para também amenizar seus problemas de saúde, trazendo de volta o bem estar psicológico. Conclui-se que o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra é de extrema importância nesse processo de reabilitação, pois oferecem suporte saudável necessário para reconstituir sua vida longe do vício.

Beijos...

Explicação

Pessoal, vou começando aos poucos colocando o meu estudo nas postagens.

Para ser assunto de tópicos, discussões e pesquisas, tudo bem?


A Minha Monografia tem o nome oficial de:

RECONHECENDO-SE ALCOOLISTA: UM PASSO PARA O TRATAMENTO
Um estudo investigativo na Unidade CAPS/CISME de Itumbiara-GO

Primeira Postagem

Olá a todos.
Esta é minha primeira postagem neste blog.

Estou aprendendo, paciência oks???

Obrigada...