segunda-feira, 14 de março de 2011

A Evolução do Tratamento da Dependência Química

Então, resolvi começar a postar os meus conhecimentos a cerca do que é dependência do álcool, mas antes de qualquer "introdução", não posso deixar de falar sobre as instituições CAPS - Centro de Atenção Psicossocial , as quais só foram implantadas no nosso meio para proporcionar a felicidade e bem estar das pessoas e familiares que necessitam de seus diversos serviços...  

Até poucos anos atrás, a condição psiquiátrica do Brasil era muito dramática, mas tal fato vem mudando cada vez mais, pois a Organização Mundial de Saúde vem buscando melhorias nos setores que envolvem a saúde mental, ambicionando modelos de serviços de saúde mental integrado, voltado para a prevenção e centrado na participação ativa da comunidade.
Os CAPS representam a solidificação da modernidade do tratamento psiquiátrico preventivo. Portanto surge dessa idéia a busca pela melhoria mental envolvendo aspectos psíquicos e de substancias tóxicas.
Existe alguns tipos de CAPS, os quais oferecem assistência ambulatorial em saúde mental para pacientes com transtornos mentais, psicoses e neuroses, como também promover a reabilitação de indivíduos com dependência psicoativas do álcool e outras drogas.
O álcool é uma droga facilmente adquirida e aceita normalmente pela sociedade, portanto tal facilidade de adição aumenta e muito o índice de crianças, jovens e adultos tornarem-se um dependente do álcool.

A história do consumo de álcool etílico se confunde com a história da humanidade, onde a mesma utiliza-se da fermentação de alguns frutos e plantas para obter esta substância psicoativa com diversos fins, tais como apenas de encontros casuais quanto de orgias e seitas religiosas.
O álcool é uma substância psicotrópica, aceita e usada por grande parte da população sem causar grandes problemas, porém, para uma parcela aproximadamente de 10% da população, o seu consumo acarreta graves complicações, tais como Patologias, Crimes, Acidentes, Suicídios, Destruição Familiar e Pessoal.
O alcoolismo constitui-se atualmente como um grave problema de saúde pública mundial podendo afetar todos os segmentos culturais e etários da sociedade, o qual ocasiona grandes prejuízos no contexto familiar, social e principalmente pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário