O alcoolismo é responsável diretamente pela morte de milhares de pessoas no mundo, tornando-se um problema de extrema preocupação não somente para o consumidor, como também para sua família e indiretamente a sociedade. Portanto é de suma importância relatar a prevalência de consumo alcoólico no contexto onde vivemos.
Noventa por cento das pessoas nas sociedades ocidentais consomem bebidas alcoolistas em algum momento durante suas vidas. O consumo de álcool pode contribuir imensamente para problemas interpessoais e também relacionados ao trabalho, mesmo em pessoas que não preencham os critérios para abuso ou a dependência do mesmo.
A idade de pico de inicio de problemas com álcool suficientemente severos para levarem a um diagnostico de dependência de álcool é provavelmente a década dos 20 anos até aproximadamente os 40 anos de idade.
Diferenças relacionadas à idade são encontradas no padrão de problemas relacionados ao álcool. Como ocorre com quase todos os transtornos psiquiátricos e médicos, quanto mais precoce do alcoolismo, maior é a chance de o transtorno ser severo e que outro transtorno psiquiátrico tenha existido antes. Portanto, quando a dependência de álcool é observada na adolescência, a pessoa provavelmente tem um outro problema, geralmente transtorno de personalidade anti-social. Neste caso, os problemas relacionados ao álcool tendem a estar associados com dificuldades severas com drogas com problemas anti-sociais na escola, com a família ou com companheiros que ocorreram antes do inicio da dependência de álcool.
De acordo com Sadock e Sadock (2007):
Em torno de 10% das mulheres e 20% dos homens satisfazem os critérios diagnósticos p’ara abuso de álcool durante algum ponto de suas vidas, e de 3 a 5 % delas e 10 % deles preenchem os critérios para o diagnostico mais sérios de dependência de álcool durante suas vidas. Cerca de 200 mil mortes por ano estão diretamente relacionadas ao abuso de álcool. As causas e morte comuns entre pessoas com transtornos relacionados ao álcool são suicídio, doenças cardíacas e hepáticas. Motoristas embriagados estão envolvidos e 50% de todas as mortes por acidentes de trânsito, e essa porcentagem aumenta para 75% quando se consideram apenas os que ocorrem na madrugada.
O uso e os transtornos relacionados ao álcool também estão associados a 50% de todos os homicídios e a 25 % de todos os suicídios. O abuso reduz a expectativa de vida em 10 anos. Estudos revelam que em relação ao uso de substancias, o álcool é a primeira causa de mortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário