quinta-feira, 17 de março de 2011

A Modernização do Tratamento de Pessoas com Sofrimentos Psíquicos


         Até poucos anos atrás, a condição psiquiátrica do Brasil era muito dramática, houve um tempo em que acreditava-se que único meio de tratar o indivíduo em sofrimento psíquico era retirá-lo do convívio com a família, do trabalho e da sociedade, isolando-o em instituições distantes, de difícil acesso e com tratamentos longos e agressivos, em geral de maneira autoritária, pois as decisões estavam centralizadas somente das mãos do médico. Mas tal fato vem mudando cada vez mais, pois a Organização Mundial de Saúde vem buscando melhorias nos setores que envolvem a saúde mental, ambicionando modelos de serviços de saúde mental integrado, voltado para a prevenção e centrado na participação ativa da comunidade.
       Os CAPS representam a solidificação da modernidade do tratamento psiquiátrico preventivo. Portanto surge dessa idéia a busca pela melhoria mental envolvendo aspectos psíquicos e de substancias tóxicas.
        Existem diversos tipos de CAPS no país. Estas estruturas variam de acordo com a demanda, ou seja, se os usuários são em grande parte crianças e adolescentes, dependentes de álcool e outras drogas ou vitimas de transtornos psíquicos e neuroses graves. Também é diferenciada pela estrutura física, quantidade e especialização de profissionais e o foco das atividades terapêuticas. 
              Podemos diferenciar as estruturas dos CAPS da seguinte maneira: 
CAPS I e CAPS II: são CAPS para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes. 

CAPS III: são CAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes. 

CAPSi: CAPS para infância e adolescência, para atendimento diário a crianças e adolescentes com transtornos mentais. 

CAPSad: CAPS para usuários de álcool e drogas, para atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário