sexta-feira, 18 de março de 2011

O CAPS/CISME de Itumbiara-GO

CISME - Centro Integrado de Saúde Mental Emmanuel, CAPS da cidade de Itumbiara-Goiás, encontra-se em funcionamento desde fevereiro de 1996. A instituição atende pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comportamento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas como o álcool.
            Seu horário de funcionamento ocorre de segunda-feira a sexta – feira, no período das 07h00min às 17h00min.
            O CAPS/CISME conta com uma equipe técnica muito bem estruturada a qual é composta por profissionais multidisciplinares e interdisciplinares das seguintes áreas: Psiquiatria, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Arteterapia, Odontologia, Farmacêutica, Pedagogo, Educador Físico, os quais são capazes de atender às necessidades de todos os usuários
            A instituição realiza atividades como, oficinas terapêuticas, grupo de terapia ocupacional, atendimentos de psicoterapia grupal e individual, consultas médicas psiquiátricas, tratamento medicamentoso com princípios psicoativos ou psicofármacos. Havendo necessidade, encaminhamento para consultas clínicas e odontológicas, visitas domiciliares realizado por um profissional do CAPS, desintoxicação ambulatorial destinado ao tratamento do uso abusivo do álcool e outras ações e intervenções que ostentem importância para cada paciente.
            Acontece na instituição atendimento destinado às famílias dos usuários do serviço. São grupos de apoio à familiares de portadores de transtorno mental que ocorre todas às segundas feiras, das 14h 00min ás 15h 00min horas. E também, reuniões com os familiares dos dependentes, que ocorre todas às terças-feiras, das 09h 00min às 11h 00min horas.
            Atualmente, a unidade possui uma estrutura importante para o desenvolvimento do trabalho prestado. O recurso físico contém consultórios para atendimentos individuais, como consultas, entrevistas e terapias, diversas salas para atividades grupais e realização das oficinas terapêuticas, como também área externa para realização das mesmas, recreação e esportes, ambiente de interação, um refeitório, o qual tem capacidade suficiente para atender a demanda, conforme o tempo de permanência de cada paciente. Sanitários devidamente separados determinando sexo.
            Semanalmente, ocorre uma reunião para avaliar a qualidade do atendimento e serviços prestados, tanto do ponto de vista administrativo como clínico. Nas reuniões, todos os integrantes da equipe técnica participam, debatendo os casos mais novos e aqueles que necessitam de urgência no atendimento.
            Como já foi mencionado anteriormente na estrutura física do CAPS/CISME existem diversas salas devidamente separadas para realização de cada trabalho, onde acontecem as oficinas, as quais são especificas a cada usuário de acordo com o seu plano terapêutico, o qual começa a ser definido durante o acolhimento, de acordo com as aptidões do usuário e opiniões da equipe técnica.
As oficinas são de imensa importância durante o tratamento dos pacientes, principalmente na recuperação e reabilitação do doente alcoólico, pois elas trabalham com o propósito de acolhê-lo com toda a sua diversidade e auxiliar na procura de dar novos sentidos para a sua vida, proporcionando atividades coletivas que possam ampliar seus potenciais de convívio interpessoal. Viabilizando sempre a reinserção social, recuperando-os como cidadãos proporcionando oportunidades de criação de novas possibilidades de reinvenção do cotidiano sem o uso de álcool.
Portanto, para trabalhar os aspectos saudáveis desses pacientes são ministradas oficinas coordenadas especificamente por um profissional preparado em cada uma delas. Dentre elas são realizados trabalhos como:
·         Oficina de geração de renda, participando de oficinas artesanais, onde aprendem a fazer bijuterias, crochê, esculturas e objetos com jornais. Posteriormente os trabalhos são expostos na recepção do CAPS/CISME e vendidos conforme a demanda.
·         Oficina de rede social, que tem como principal objetivo, integrar os pacientes entre si e com a comunidade, pensando na circulação social, 'tecendo redes' com outros serviços, pessoas e comunidade.
·         Oficina de hortaliças, onde são cultivadas plantas nutritivas para o consumo dos próprios pacientes do CAPS/CISME. 
·         Oficina o corpo fala, a qual tem como objetivo trabalhar os movimentos e habilidades motoras dos pacientes, trabalhando uma maneira não verbal de comunicação.
·         Oficina do esporte, lá são realizados exercícios corporais de movimentos e alongamentos. Assim como, caminhadas, futebol, queimada, gincanas e outros.
·         Oficina de marcenaria, são confeccionadas caixas de bijuterias, guarda utensílios, porta chaves, quadros, bandejas e diversos objetos que podem ser construídos com madeiras.
·         Oficina de Alfabetização, coordenada por uma psicopedagoga, alguns pacientes que não foram alfabetizados estão aprendendo a ler e escrever.
·         Oficina de Beleza tem como objetivo chamar ensinar alguns princípios de aparência e higiene, que, em alguns casos, ficam comprometidos após o adoecimento. Nela, os pacientes são alertados da necessidade de usar roupas limpas, manter as unhas e barbas cortadas e limpas.
            Cabe acrescentar que algumas atividades são também realizadas fora da estrutura física do CAPS/CISME, por exemplo, quando convidados participam de alguns eventos culturais, possuem passe livre e gratuito para assistirem aos filmes no cinema do shopping local, como também passeios e usufrutos do clube SESI da cidade.
            Deste modo a instituição trabalha para desenvolver o bem-estar do paciente, além de proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida através do desenvolvimento de hábitos saudáveis, dirigindo para valorização do próprio esforço e a segurança de conhecer-se capaz de executar qualquer tarefa sem a necessidade de qualquer estímulo químico.
A reforma psiquiátrica é uma proposta de respeito, humanização e principalmente de mudança de atitude em relação ao usuário, portador de direitos e merecedor de cidadania. 

Um comentário:

  1. Boa tarde, você sabe como que funciona o processo de admissão?
    Sou psicólogo e professor de dança e sou apaixonado pela área da saúde mental e gostaria muito de trabalhar nessa instituição.

    ResponderExcluir